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Levantamento de Peso Olímpico (LPO) e Hipertrofia

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A hipertrofia é uma propriedade da musculatura esquelética que pode ocorrer por 2 vias: tensional (sobrecarga) ou metabólica (fadiga). Portanto qualquer exercício que provoque uma dessas situações vai promover a hipertrofia do tecido. Conclusão: não importa o exercício o que vale é o estímulo!

Categorizar exercícios é uma prática comum na nossa área, o problema é que isso cria uma visão reducionista de causa-efeito dos mesmos. Veja por este angulo: apesar do lpo ser um movimento de natureza balística (explosivo) – como é o salto vertical – ele oferece sobrecarga tensional maior para alguns grupos musculares, assim como executando-se diversas repetições ele também provoca fadiga metabólica em outros, sendo assim ele vai provocar hipertrofia nesses grupos musculares (em geral os grupos menores).

Só que o inverso também acontece: uma cadeira extensora e um peck deck – exercícios isolados – também podem ser explosivos, basta que se tenha carga e alta velocidade de execução nos mesmos. Portanto não posso reduzir os exercícios em categorias estanques, o melhor é observar a natureza do estímulo e a musculatura/articulação envolvida. Conhecendo as propriedades fisiológicas se manipula o exercício e não o contrário (essa é a visão qualitativa do exercício)

O lpo vai ser melhor para a potência de membros inferiores em comparação com a cadeira extensora devido a sua maior complexidade ( mais cadeias musculares ativadas, articulações e maior sobrecarga envolvida no movimento, o que exige mais do sistema nervoso central) e não por ser um “exercício balístico” .

Esse tipo de pensamento reducionista é que cria “categorias” que depois viram “verdades” como: lpo e pliometria são exercícios para atletas, exercícios isolados e caminhadas são os melhores exercícios para idosos e iniciantes e exercícios isométricos “não são para hipertensos” (1). Se os pesquisadores se prendessem na categorização de exercícios, nada disso seria modificado!

Portanto da próxima vez que se pegar numa discussão com alguém dizendo que esse exercício hipertrofia mais ou que o exercício X é mais indicado para Y veja se consegue observar ele de forma ampla observando a propriedade, pode ser que você perceba que boa parte das discussões desse tipo não valem a pena!

Prof. João Coutinho

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On 21/08/2014
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