joelho

Condromalácia Patelar – Tratamento e Prevenção

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Nas atividades da vida diária e na corrida, a principal função do aparelho extensor do joelho, composto pela patela, músculo quadríceps e tendão patelar é a de desacelerar o corpo, absorvendo energia cinética. Isso ocorre em mili-segundos apos o corredor tocar o solo e é feito por um mecanismo denominado contração excêntrica, na qual o músculo contraído alonga-se contra resistência.

Quando existe predisposição individual, fraqueza e desequilíbrio muscular, valgo dinâmico, comum em mulheres, somado a sobrecarga mecânica do esporte ou excesso de escadas no dia a dia, ou salto alto, a energia que seria dissipada pela massa músculo-tendínea passa para a articulação, desencadeando lesão. Quando atinge o tendão patelar, por exemplo, temos a tendinite patelar, mas quando atinge a cartilagem de contato entre a patela e o fêmur poderemos ter a condromalacia.

Sabe-se, desde a época de Hipócrates que a cartilagem articular lesada de potencial de cicatrização muito limitado. Isso se deve às propriedades histológicas do tecido cartilaginoso que, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, possui pouquíssimas células (hipocelularidade), não possui vasos sanguíneos (avascularidade), é aneural, ou seja, não possui terminações nervosas e é riquíssimo em água. Consequentemente, uma vez lesada, a reação inflamatória é muito pequena e a possibilidade de reparo, quase nula.

Que corredor esta sujeito a isso?
Em tese, qualquer pessoa pode vir a desenvolver esta condição, mas estudos recentes têm demonstrado que algumas características individuais do aparelho locomotor de cada pessoas pode predispor ao desenvolvimento da lesão. Isso incluiria pisada muito pronada ou supinada, joelhos em “x” ou arqueados, angulação e rotação anormais entre os ossos do quadril, diferença de comprimento dos membros e, principalmente enfraquecimento e encurtamento de grupos musculares, gerando desequilíbrio entre músculos agonistas e antagonistas.

Algumas profissões e atividades esportivas estão mais sujeitas à lesão. Dirigir muito, muito tempo sentado com joelhos flexionados, excesso de escadas são fatores relacionados.
As mulheres parecem estar especialmente em risco de desenvolve-la. O salto alto, que mantém o joelho em constante desaceleração e um fator importante, mas estudos têm também indicado um funcionamento diferente do joelho masculino.

Condromalacia patelar avançada em um corredor de rua
Condromalacia patelar avançada em um corredor de rua, vista em uma artroscopia de joelho
Sinais de alerta

Os sinais de alerta de má evolução de uma condromalacia em um corredor de rua envolve:
Aumento da dor durante o treino:
Persistência da dor em atividades da vida diária
inchaço no joelho
Dor muscular associada
Atrofia do músculo anterior da coxa (quadriceps)
Tratamento
Assim como para qualquer atividade física, acredito que o indivíduo deve primeiro conhecer seu aparelho locomotor, em seguida melhorar o condicionamento físico e, a seguir iniciar-se no esporte.

Frente a um quadro de sobrecarga femuropatelar com ou sem o amolecimento cartilaginoso, sou, particularmente partidário da reabilitação fisioterápica, seguida pelo trabalho de fortalecimento e reequilíbrio muscular. Havendo alivio das dores, “devolvemos” aos poucos o paciente de volta ao esporte. Isso, obviamente, sob contato continuo e harmonioso entre o treinador e profissionais da saúde. Finalmente, em raros casos refratários, realizamos o tratamento cirúrgico através da artroscopia do joelho .

Como prevenir?
Assim como outros esportes, a prevenção da condromalacia na corrida tem o seu tripé:

1. Conheça seu corpo!
O exame do aparelho locomotor envolve a avaliação dinâmica da pisada, também conhecida como baropodometria com a prescrição de palmilha se necessário, alinhamento dos membros e desvios posturais, discrepância do tamanho dos membros, conhecida no meio medico como dismetria.
Saiba sobre seu equilíbrio muscular dos grupos musculares que executam o movimento (agonistas) e os que resistem (antagonistas). Para isso, utilizamos da chamada avaliação isocinetica .

2. Prepare-se para a corrida!
É o condicionamento físico para determinado esporte, realizado por um preparador físico experiente e, se possível, observado por um fisioterapeuta.
Para esportes de envolvem desaceleração repetitiva dos membros inferiores como a corrida de rua, o treinador focará no fortalecimento excêntrico do quadríceps, ou seja na capacidade do músculo anterior da coxa contrair contra a resistência a fim de se absorver energia cinética, poupando as articulações.

3. Realize a preparação técnica para a corrida!
Realizada, imprescindivelmente sob a tutela de um preparador físico especializado em corrida,trata-se do conhecimento técnico do esporte e envolvem as planilhas de treinamento, postura e progressão do individuo no esporte para ganho de resistência física ou para a competição.

Esta fase serve, basicamente, para que o treinador dose o desempenho do atleta no esporte a fim de se evitar sobrecargas de volume ou intensidade no treino. É muito comum que um corredor de rua que treina sem supervisão, por exemplo corra 10 a 20 km em dias seguidos e ao final de determinado tempo, desenvolva lesões.

Enfim, a conscientização do corredor de que a equipe multidisciplinar deve avalia-lo e acompanha-lo durante o período de treinamento evita lesões e pode maximizar o rendimento, fazendo com que o esporte atinja seu objetivo básico: a promoção de saúde.

Por Dr. Adriano Leonardi
– Medico ortopedista especialista em cirurgia do joelho e traumatologia do esporte. Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de Sao Paulo Médico do futebol profissional do Clube Atlético Bragantino

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On 08/08/2014
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